terça-feira, 30 de novembro de 2010

Intimidade

Intimidade é partilhar com outros seres humanos os nossos pensamentos e sentimentos mais profundos. Muitos de nós anseiam pelo calor e pela companhia que a intimidade lhes traz, mas essas coisas não surgem sem esforço. A intimidade exige que baixemos as nossas defesas. Para sentirmos a proximidade que a intimidade traz, temos de deixar que os outros se aproximem de nós - do "nós" verdadeiro.
Se quisermos partilhar com outros quem verdadeiramente somos, temos de ter primeiro uma ideia daquilo a que esse verdadeiro "eu" se assemelha. Examinamos regularmente as nossas vidas para descobrirmos quem realmente somos, aquilo que realmente queremos, e como realmente nos sentimos. Depois, baseados nos nossos inventários regulares de nós mesmos, temos de ser o mais completa e consistentemente honestos com os nossos amigos. - e a intimidade, como tudo,tem o seu preço.
A dolorosa auto-avaliação que a intimidade exige pode ser um trabalho duro. E uma honestidade total, derivada da intimidade, traz por vezes as suas próprias complicações. Mas a libertação do isolamento e da solidão que a intimidade traz vale bem a pena o esforço.
Retirado de N A
2010-12-01

Sem comentários: